Vereadores da Frente Parlamentar do Noroeste vão a Brasília para debaterem com o presidente da FUNAI sobre o Termo de Ajuste e Conduta referente a BR 174 entre Colniza e Castanheira 2t5n10
Segundo eles o principal foco dessa viagem é tentar iniciar as obras de pavimentação da BR-174, sem aguardar a conclusão do estudo de impactos ambientais.

Com a agenda lotada e muitos compromissos na capital Cuiabá e no Distrito Federal ao longo da semana. Os vereadores de Colniza Marcos Venicio Rodrigues da Silva (Marquinhos da Star Motos), Oseia Pereira Guedes e o presidente da casa de leis Rodolfo Cesar Andrade Gonçalves, estarão saindo neste final de semana para participar de diversas reuniões em prol de benefícios à população.
Segundo eles o principal foco dessa viagem é tentar iniciar as obras de pavimentação da BR-174, sem aguardar a conclusão do estudo de impactos ambientais.
De acordo com chefe do legislativo de Colniza vereador Rodolfo, a agenda com o presidente da FUNAI será na quarta-feira, o qual será tratado sobre o termo de ajustamento de conduta referente a liberação e da ordem de serviço referente a pavimentação da BR 174, sendo que a mesma se encontra com 04 lotes licitados e prontos para a ordem de serviço porém aguardando a elaboração do impacto ambiental e componente indígena, sendo que o projeto de impacto ambiental está parado devido o componente indígena, o qual são impactos ambientais e componentes indígenas somente para a capa asfáltica não para a terraplenagem e essa reunião com o presidente da FUNAI visa cobrar a do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em parceira com o governo de Mato Grosso, com a Frente Parlamentar do Noroeste, e com a Frente Parlamentar Federal juntamente com os Senadores Cidinho, José Medeiros e Wellington Fagundes.
Segundo ele é fundamental que enquanto se elabora o projeto de componente indígena, que é demorado, se faça o (TAC) com o objetivo de trabalhar paralelamente, o mesmo afirma ainda que o Governador Pedro taques, está empenhado juntamente com toda a bancada federal e estadual para resolver essa demanda.
Em relação a “Frente Parlamentar do Noroeste” o mesmo ressalta que surgiu como mais uma liderança no estado, sendo mais uma força política no estado para estar reivindicando e buscando melhorias a população de Colniza e região.
Durante a viagem a esfera federal o mesmo ressalta que também será debatido com várias lideranças políticas a questão da reserva do Rio pardo, que é a diminuição de sua área, verificando o que pode ser feito e qual é o andamento do processo. Além da federalização da MT 206 que é mudança de traçado da 174 do Km 100 ando por Guariba Três Fronteiras até na divisa do estado de Amazônia chegando até a localidade do 180.
Já o vereador presidente da comissão Marquinho da Star Motos, ressaltou a importância dessa grande reunião entre as câmaras da região com o apoio dos respectivos prefeitos de cada município assim como o apoio dos, Senadores, Deputados Estaduais e Federais para que essa obra sai do papel o mesmo afirma também que a solução mais rápido e viável para se dar o início da pavimentação é firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para permitir que as obras sejam iniciadas “legalmente”, em paralelo com o andamento dos estudos.
Para tanto além deles estarão presente na reunião o vereador vice-presidente da câmara de Juruena senhor Darci, assessores da frente parlamentar, além do prefeito de Colniza, Esvandir Antônio Mendes, o qual abraçou a causa juntamente com os vereadores da região, e demais prefeitos e lideranças políticas.
Fonte: Colniza MT Notícias
O que achou? ... comente 18603w