Saúde do Estado recebe equipamentos para realização de videoconferências 30572e
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu equipamentos de videoconferência do Ministério da Saúde, que faz parte do Programa de Inclusão Digital, para atender a Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Com o equipamento as reuniões d

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu equipamentos de videoconferência do Ministério da Saúde, que faz parte do Programa de Inclusão Digital, para atender a Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Com o equipamento as reuniões da Comissão Intergestora Tripartite (CIT) poderão ser transmitidas no gabinete do secretário de Estado de Saúde, bem como a transmissão de videoconferências consideradas relevantes para o Ministério da Saúde, como foi a realização da videoconferência do Alerta sobre o Vírus Ebola.
"Com a implantação da sala de videoconferência da CIB, será possível fortalecer a relação e comunicação entre os gestores estaduais e facilitar a participação de um numero maior de gestores da Saúde de Mato Grosso nos debates e eventos nacionais que possam ocorrer no âmbito do SUS e acima de tudo poder discutir as políticas de saúde", comentou o secretário de Estado de Saúde Jorge Lafetá.
O Ministério de Saúde assinou o termo de cessão de uso dos equipamentos que faz parte do programa de fomento e cooperação técnica em informática do departamento de informática do SUS - DATASUS. Os equipamentos recebidos são 01 Unidade de equipamento de videoconferência denominado CODEC, acompanhada de 01 câmera, 01 microfone, 01 controle remoto e 01 monitor LED.
Comissão Intergestores Tripartites (CIT) - É a instância de articulação e pactuação na esfera federal que atua na direção nacional do SUS, integrada por gestores do SUS das três esferas de governo - União, estados, DF e municípios.
Tem composição paritária formada por 15 membros, sendo cinco indicados pelo Ministério da Saúde (MS), cinco pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e cinco pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
A representação de estados e municípios nessa Comissão é regional, sendo um representante para cada uma das cinco regiões no País. Nesse espaço, as decisões são tomadas por consenso e não por votação. A CIT está vinculada à direção nacional do SUS.
Comissão Intergestora Bipartite(CIB) -A Comissão Intergestores Bipartite- CIB, foi criada pela Norma Operacional Básica - NOB/93/MS, como fórum de pactuação entre os gestores estadual e municipal. É composta igualmente de forma paritária e integrada por representação do Estado e do Município e as decisões sempre serão tomadas por consenso. A Comissão Intergestores Bipartite - CIB é instância de caráter deliberativo.
Fonte: Cida Capelassi Assessoria SES/MT
O que achou? ... comente 18603w