Município de N. Bandeirantes abraça campanha mundial de combate ao Câncer de Mama 57596l
Desde o primeiro dia do mês de Outubro começou a grande mobilização Mundial e o que se vê do Oiapoque ao Chuí são Prefeituras, Secretarias de Saúde e entidades governamentais ou não se organizando e lançando suas campanhas de prevenção e comba

Desde o primeiro dia do mês de Outubro começou a grande mobilização Mundial e o que se vê do Oiapoque ao Chuí são Prefeituras, Secretarias de Saúde e entidades governamentais ou não se organizando e lançando suas campanhas de prevenção e combate ao câncer de mama, denominada de Outubro Rosa. O mês tem como símbolo o laço cor de rosa que reforça a importância de aprender a fazer o autoexame da mama.
Organização:
Em Nova Bandeirantes – MT está sendo organizado pela Secretaria de Saúde (NASF) com apoio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Desporto Lazer e Cultura.
A grande mobilização conta com aproximadamente 30 pessoas envolvidas diretamente e outras 60 indiretamente.
O Evento no município:
A campanha se estenderá por todo o mês de Outubro, e terá o lançamento oficial no próximo dia 09/10 com concentração às 08h da manhã de fronte a Prefeitura e este primeiro ato está direcionado as servidoras públicas de todas as idades.
Já a grande abertura onde as mulheres do município receberão toda a atenção dos profissionais engajados na campanha está marcada para acontecer às 19h no mesmo local.
Cronograma:
Orientações sobre mamografia, câncer de mama e câncer de colo do Útero.
Apresentação com os integrantes do POMI, (Programa ocupacional da Melhor Idade) e também show com artistas locais.
Um estudo da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu (SP) iniciado em 2011 constatou que o número de mortes por câncer de mama no Brasil é maior do que nos Estados Unidos devido à falta de diagnóstico precoce. Não fosse isso, apontou a pesquisa, a sobrevida das brasileiras seria equivalente à das norte-americanas. A pesquisa comparou informações de pacientes do Hospital do Câncer de Barretos (SP) com dados de cerca de 47 mil mulheres com câncer de mama dos Estados Unidos, obtidos pelo programa SEER (The Surveillance, EpidemiologyandEndResults). Ainda segundo o estudo, nos países desenvolvidos a relação de mortes por câncer de mama anualmente é de 19 a cada 100 diagnósticos. Na América do Sul a proporção sobe para 29,8 mortes. No continente africano, a situação é ainda pior: a cada 100 mulheres com a doença 60 morrem.
O Outubro Rosa é um movimento popular internacional cujo nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure, lançou o laço cor-de-rosa e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. De lá para cá o movimento cresceu mais e mais. Hoje inauguramos uma nova temporada, cheios de otimismo. Que as ações do Outubro Rosa 2013 sensibilizem e mobilizem a todos.
“A programação vai se estender durante todo o mês com orientações sobre prevenção do câncer de mama nos PSFs” do Município de Nova Bandeirantes.
Fonte: Assessoria
O que achou? ... comente 18603w