Investimentos na área da saúde em Colniza traz melhora no atendimento do município 2l2c1j
A saúde sempre foi um problema em Colniza. Agora a mudança já começou e Colniza abre novos caminhos para a melhoria da saúde de seu povo. Em janeiro de 2013, quando o prefeito Assis Raupp assumiu a Prefeitura de Colniza, a realidade do quadro de méd

A saúde sempre foi um problema em Colniza. Agora a mudança já começou e Colniza abre novos caminhos para a melhoria da saúde de seu povo. Em janeiro de 2013, quando o prefeito Assis Raupp assumiu a Prefeitura de Colniza, a realidade do quadro de médicos no município era bem inferior à situação dos dias atuais. Neste período, apenas três médicos prestavam assistência na cidade pelo SUS. Hoje a realidade é outra, Colniza agora conta com quatro médicos que atendem no hospital, um que atende no Guariba e mais seis que atendem nos posto de saúde, totalizando 11 médicos em nosso município.
Hoje, todas as unidades de saúde da cidade contam com médicos para atender a população com qualidade. "A chegada destes novos profissionais, do Programa Mais Médicos garante o atendimento aos moradores que em muitas das vezes tinham que se deslocar até o hospital por falta de médico em seu bairro, sem falar na grande demora para ser atendido.
Em conversa com o Secretário Municipal de Saúde Marlucio Lima Paes só no mês de dezembro de 2013 foram realizados 4.808 procedimentos, no hospital André Maggi, fora os investimento que estão sendo feitos na área da saúde bem como reforma do hospital, reforma dos postos de saúde, paisagismo, aquisição de novos computadores e impressoras. “Sabemos que nem sempre temos condições de fazer tudo, mas o prefeito vem buscando cada vez mais melhorias para a saúde do município. Este ano, vamos ativar o posto de saúde da Agrovila, creio eu que até junho, inclusive a ativação do Samu, que está prevista para o próximo mês para dar mais agilidade nos acidentes, e eventuais necessidades, além da climatização da recepção do hospital”. Ressaltou o Secretário.
Com a ativação do posto de saúde da Agrovila os atendimentos nos postos de saúde dos bairros e do hospital irão diminuir ainda mais, essa conquista os moradores e o Vereador Mirão vem cobrando a anos naquela localidade.
Em entrevista com o Prefeito Assis Raupp a respeito do andamento da saúde pública no município de Colniza entre o final de 2013 e início de 2014, ele ressaltou uma melhora significativa perante o olhar istrativo, mas que não vai parar por aqui, pois tem muitos planos.
Site: Como a istração pública avalia a atuação dos profissionais do programa mais médicos em Colniza? A possibilidade de vir mais profissionais para o município e aonde atuarão?
Assis Raupp - Avalio como boa, mas sempre buscando melhorias. Mas acredito que a atuação dos médicos nos postos de saúde está aliviando os atendimentos no hospital André Maggi, deixando assim menos a espera do atendimento aos munícipes em estado grave. Estamos pleiteando a vinda de mais dois médicos para o município, um para a região do Guariba e outro para o Três Fronteiras onde o o a Colniza é mais difícil.
Site: A respeito do atendimento do SAMU, vai voltar a atuar em Colniza? Qual o período estimado para a ambulância estar nas ruas?
Assis Raupp- estamos com o programa de recuperação da ambulância do SAMU, buscando a atuação dela novamente para o fim de fevereiro e início de março. Estamos pleiteando junto a secretária de estado de saúde mais duas ambulâncias, temos a certeza de uma para o município de Colniza, mas queremos outra para o distrito do Guariba, para melhorar nossa situação, estamos ainda lançando o processo licitatório para a compra de duas caminhonetes para a vigilância sanitária, para melhorar o atendimento da fiscalização do nosso município.
Site: O povo tem perguntado muito sobre a implantação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) tem planos para vir para Colniza? Pra quando é o início das obras? Onde será localizado?
Assis Raupp – Sim já fomos contemplados e está em andamento, já vai ser lançado o edital para licitação, esperamos para que fim de fevereiro e início de março possa já se dar início nas obras, também temos uma parte do recurso na conta, falta apenas o termino da elaboração do projeto para licitar. Os engenheiros estão fazendo o levantamento de um terreno no bairro Garça.
Site: E o hospital municipal o que o senhor nós diz sobre a construção?
Assis Raupp: Estou aguardando a liberação do projeto do hospital. Semana a estive em São Paulo na empresa onde dei a entrada na construção do hospital onde entreguei o projeto, que foi agora encaminhado para o Rio de Janeiro no BNDS, até fevereiro eles terão que estar decidindo essa questão da liberação do projeto para sabermos se seremos contemplados com o hospital. Se nós formos contemplados com o hospital, queremos construir tanto a UPA quando o Hospital um ao lado do outro, para pode ter uma logística melhor e aproveitar também os profissionais e ter assim um melhor atendimento dos munícipes.
Site: O senhor tem outros projetos para a saúde em 2014? Quais são?
Assis Raupp – Sim, a construção de mais dois postos de saúde ainda este ano, um no bairro cidade Alta outro na região do Três Fronteiras, com o custo estimado de 408 mil cada um, visando assim o melhor atendimento dos munícipes.
Fonte: Eduardo Moraes-Colnizamtnoticicolnizamtnoticias-br.diariodomt.com.br
O que achou? ... comente 18603w