Intermat mobiliza moradores para iniciar regularização fundiária em Colniza j6d3d
Na oportunidade foi debatido também sobre regularização urbana, onde segundo o presidente da INTERMAT, serão dados os importantes a partir de agora, para regularizar todos os bairros pertencentes ao Incra e INTERMAT.

A equipe do Instituto de Terras de Mato Grosso (INTERMAT) realizou na manhã desta quarta-feira (16.06) uma reunião no barracão da Associação do Projeto Sol em Colniza. Com o intuito de dar início nos trabalhos da execução do georreferenciamento do P.A Primeiro de Maio-Programa Terra a Limpo.
Ao conversar com a equipe do Colniza MT Notícias o vereador Jorge Donizete da Silva Rosante, destacou que vem sendo procurado por moradores de diversos loteamentos pertencentes ao município, cujos processos de regularização fundiária ainda encontram-se pendentes de conclusão.
Tanto é que a Câmara de Vereadores de Colniza criou recentemente a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, o qual tem como presidente o vereador Rosemiro Rodrigues dos Santos (Miro), que através de uma parceria com o Secretário Silvano Amaral e o governo de MT, deram o ponta pé inicial para que os trabalhos fossem iniciados.
Segundo Miro são muitos moradores que estão sendo prejudicados com a situação irregular dos loteamentos onde residem, tendo em vista que não conseguem legalizar seus imóveis, tampouco os empreendimentos que se enquadram na condição prevista em lei específica como ponto de referência.
A ordem de serviço para a empresa GEO7 Engenharia Ambiental e Florestal Ltda foi dada a poucos dias e a ação deve beneficiar milhares de famílias em Colniza.
O projeto faz parte dos programas "Terra a Limpo e "Mais MT". O Governo do Estado prevê investimentos na ordem de R$ 33 milhões de reais em georreferenciamento com recursos financeiros, sem contrapartida, contratados junto ao Fundo Amazônia/BNDES, para fins de regularização fundiária no Bioma Amazônia e entorno a ser realizada pelo INCRA e Intermat.
Segundo o vereador Jorge mais de 300 famílias devem ser beneficiadas em Colniza nesse primeiro momento com o título definitivo de suas propriedades, com custo zero para os proprietários. O presidente do órgão Francisco Serafim, falou do compromisso do governador Mauro Mendes em resolver o quanto antes essa importante solicitação dos assentados.
O Diretor Rural do Intermat, Danilo Fernandes, explica que o trabalho de georreferenciamento é o marco inicial para uma regularização adequada e correta. “O trabalho irá dar a segurança para promover a regularização fundiária dos imóveis, possibilitar um o ainda maior na promoção de políticas públicas aos ocupantes, além de ser um importante mecanismo de desenvolvimento do município”.
Fonte: Colniza MT Notícias
Confira abaixo um trecho da fala do vereador Jorge durante a reunião em Colniza:
O que achou? ... comente 18603w