Falta de UTI causa morte de criança com tumor cerebral 182p25
O menino Irenildo da Silva Xavier, 6 anos, não resistiu ao tumor no cérebro e morreu na terça-feira (7), no Hospital Infantil de Barretos (SP).Ele havia sido transferido, numa UTI aérea, para a unidade especializada no último domingo (5), mas não re

O menino Irenildo da Silva Xavier, 6 anos, não resistiu ao tumor no cérebro e morreu na terça-feira (7), no Hospital Infantil de Barretos (SP).
Ele havia sido transferido, numa UTI aérea, para a unidade especializada no último domingo (5), mas não resistiu devido ao estágio avanço da doença.
No primeiro momento, Irenildo foi internado no Hospital Regional de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), em 31 de dezembro ado, onde foi diagnosticado um tumor no cérebro, de mais de 5 centímetros de diâmetro.
Dessa forma, havia a necessidade de transferência do menino, pois o caso era considerado grave e, em Rondonópolis, assim como em toda região Sul do Estado, não há Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.
No último dia 5, a família de Irenildo conseguiu na Justiça a transferência da criança para qualquer unidade particular que fosse especializada em atendimento pediátrico. No caso, havia uma vaga pelo SUS no Hospital Infantil de Barretos, no interior de São Paulo.
No entanto, devido à demora, o menino já chegou em estado crítico na unidade paulista.
Os médicos ainda tentaram reanimá-lo, mas sua morte cerebral foi constatada dois dias depois da internação, nesta terça-feira.
Em Barretos, os médicos agora aguardam a autorização da família para desligar os aparelhos.
Em seguida, o corpo dele deve ser liberado e encaminhado novamente para Mato Grosso.
Déficit de leitos
O defensor público em Rondonópolis, Valdenir Pereira, que atendeu o caso de Irenildo, afirmou que no Estado há um grande déficit de vagas em leitos de UTI.
Uma das saídas tem sido a internação em hospital particular ou o tratamento fora do domicílio (TFD), com a remoção dos pacientes para Goiânia, Campo Grande, São Paulo, ou outro centro, assim como foi no caso de Irenildo.
Pereira lembrou que existe uma promessa do governador Silval Barbosa de instalar 10 leitos de UTI pediátrica em Rondonópolis, mas ainda não há prazo para que a medida seja efetivada.
Fonte:Colnizamtnoticias/Midia News
O que achou? ... comente 18603w