Estudo de Componente Indígena é autorizado no trecho entre Castanheira e Colniza 2cn3h
Reivindicada há décadas o trecho é apontado como a principal rota de escoação da região noroeste do estado

A pavimentação da BR 174 entre Castanheira e Colniza, está mais próxima de se tornar realidade. A ECOPLAN ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE LTDA, foi autorizada na tarde desta segunda-feira 01 de julho a dar início no Estudo de Componente Indígena, em reunião realizada com as etnias em Juína/MT.
Reivindicada há décadas o trecho é apontado como a principal rota de escoação da região noroeste do estado, interligando 7 municípios, sendo que a pavimentação do trecho visa eliminar um dos principais gargalos logísticos da região.
Atualmente, o percurso por terra é de mais de 200 quilômetros, e já foram gastos milhões na manutenção do trecho com cascalhamentos e patrolamentos.
O percurso entre Juína e Colniza era a MT 170 (Rodovia Estadual), mas visando mais recursos, os prefeitos e lideranças da região, deputados estaduais, deputados federais e senadores se mobilizaram em 2008 e desta mobilização resultou o projeto de federalização da rodovia; a qual ou a ser BR 174 no ano de 2012, de Vilhena, ando por Juína e chegando até Colniza.
Pois após muitos anos de lutas e batalhas, o trabalho de pavimentação na região foi sendo protelado em promessas e reuniões até que de fato o trajeto foi inserido no Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC2) e até licitações foram realizadas para iniciação dos trabalhos, parecia que tudo ia ser iniciado, mais por vários outros motivos tudo parou.
Foi aí que surgiu a Comissão Frente Parlamentar do Noroeste composta por vereadores de toda a região, que se uniram com o apoio do Senador Wellington Fagundes, prefeitos, governador, deputados estaduais e federais e deram o impulso que precisava ser dado.
No encontro decisivo de hoje foi finalmente autorizado o Estudo de Componente Indígena, que contou com a presença do Vereador Presidente da Frente Parlamentar do Noroeste Marcos Venicio Rodrigues da Silva, Vereador Oseia Pereira Guedes, representantes da ECOPLAN, representantes da FUNAI, vereadores da região entre outros.
Esperamos que finalmente o estudo termine logo e que a obra sai realmente do papel o mais breve possível.
Confira no vídeo abaixo a fala do Presidente da Frente Parlamentar do Noroeste, e a do Senador Wellington Fagundes, que não pode estar presente, mais mandou sua mensagem.
Fonte: Colniza MT Notícias
O que achou? ... comente 18603w