Empréstimo de R$ 500 milhões não será aprovado a tempo dos 300 anos 3r2u1z
Um destes processos diz respeito à negociação junto à Secretaria do Tesouro Nacional

O polêmico empréstimo de U$ 115 milhões (cerca de R$ 500 milhões) que deve ser contratado pela Prefeitura de Cuiabá ainda este ano não será autorizado a tempo das comemorações dos 300 anos da Capital mato-grossense, completados no dia 8 de abril.
Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), uma série de trâmites burocráticos precisam ser respeitados para que o dinheiro possa ser liberado. Um destes processos diz respeito à negociação junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que vai avaliar as condições financeiras do município para autorizar ou não o contrato de empréstimo.
Além de avaliar as condições da prefeitura, a STN vai ar um “pente fino” nas contas da instituição responsável por fornecer o dinheiro para o município. Com isso, a Corporação Andina de Fomento (CAF), instituição que emprestará o recurso, também será avaliada.
Somente depois deste processo, que, segundo Emanuel Pinheiro, funcionará como uma “mesa de negociação”, é que o contrato será levado para o Senado avaliar a viabilidade ou não do negócio. Como se trata de um novo governo e de novos parlamentares, a expectativa é que o prazo ultrae o mês de abril.
“A hora que a STN der o parecer favorável ao programa de desembolso proposto pela prefeitura, com base nas obras estruturas apresentadas, ainda tem que ar pelo Senado”, comentou o prefeito. “É um financiamento altamente seguro, altamente responsável e equilibrado, bem diferente daqueles que torcem para o quanto pior melhor estavam divulgando aí”, defendeu, em referência aos vereadores da oposição, que se mostraram contra a contratação.
Fonte: Gazeta Digital
O que achou? ... comente 18603w